Quem eu sou...

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Hoje eu sou Gabi, amanhã posso ser Gabriela.. Conheço a Lua faz 20 anos e é nas areias cariocas que costumo me sentar para observá-la... Às vezes sou bossa nova, outras vezes rock'n'roll... Às vezes sou a multiplicação de 5 em 5000... Mas se tem uma coisa que eu aprendi é que não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho daquilo que vejo.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Minha ação

Em julho deste ano participei de um projeto incrivelmente lindo e inspirador. Ganhei presentes imensuráveis e para a vida toda! Espero, sinceramente, que não tenha sido minha experiência de vida... Quero viver muitas situações semelhantes e tão intensas quanto..

Era um 18 de julho meio frio aqui no Rio de Janeiro. Embarcava com mais quatro estudantes de arquitetura da minha faculdade (sem que eu conhecesse nenhuma delas). São Paulo nos aguardava. No fundo, embarcávamos sabendo somente onde desembarcaríamos quase uma hora depois. “A Gente Transforma - Parque Santo Antônio com Suvinil ao Vivo” era a nossa meta. Nos perguntaram “Vem com a gente?” e dissemos sim. Participamos de 3 desafios em que começamos com toda a transformação: cada uma de nós (e dos outros 29 estudantes que estavam envolvidos) escolheu um lugar, propôs as mudanças e efetivou o sonho da maneira que fosse viável. Era, então, chegada a hora do grande movimento, da grande mobilização. Uma equipe enorme nos aguardava para somar forças. 34 estudantes ajudavam a formar o exército que iria transformar o Campo do Astro, região da comunidade Parque Santo Antônio, zona sul de São Paulo. Andamos pela comunidade, olhamos cada cantinho e cada beleza, proseamos com os moradores, trocamos sorrisos e abraços, ouvimos os sonhos e as necessidades, propusemos mudanças e, por fim, colocamos a mão na massa. O resultado final estava expresso em cores, lágrimas de emoção, agradecimento mútuo e muito barulho, vindo da música, das vozes, das exclamações, da celebração. Onde antes era marrom, agora não dá nem pra contar quantas cores tem. Onde antes era lixo, hoje é parquinho, área de convivência, churrasqueira e sombra, muita sombra e vida, vinda das mudas plantadas. Hoje tem 2 manilhas que escoam com mais facilidade a água do Córrego do Freitas (um grande esgoto a céu aberto), que enche em períodos de chuva causando infinitas perdas para as milhares de pessoas que vivem nas proximidades. As grandes necessidades da comunidade ainda existem e precisam ser sanadas, mas a ação se fez pensando na mobilização da própria comunidade (que passou a contar com uma liderança feminina para zelar pelos novos bens) que agora se reconhece como tal e sente-se capaz de reivindicar seus direitos e sabe cumprir seus deveres. Eram centenas de pessoas que praticamente nunca se viram na vida, mas que compartilhavam de um único objetivo: fazer acontecer já o melhor mundo!

Foi um processo incrível, lindo, de construção e desconstrução ao mesmo tempo... Imensurável, intenso, transformador e inspirador... Agora não existe mais “Vem com a gente?”, agora existe “Vamos juntos?”.

(Para saber mais: http://www.agentetransforma.com.br/)



Nenhum comentário:

Postar um comentário